5 Livros Infantis sobre Cor da Pele

Tamires Romano
5 min readJun 2, 2020

--

É um absurdo o Adriel, um menino de 12 anos, receber mensagens de ódio só porque decidiu compartilhar seu amor por livros no instagram… Absurdo maior ainda assistir George Floyd ser estrangulado até a morte por um policial e tantas outras vidas de pessoas que tiveram seus sonhos, futuros, destinos dilacerados por causa da quantidade de melanina que carregam no corpo.

É um absurdo essa dívida ancestral que já temos, entranhada profundamente nas raízes da nossa sociedade colonialista, machista e eugênica. Uma dívida que continua crescendo.

A sensação que eu tenho nas últimas semanas só se traduz por aquela música composta por Silvio Brito: "Pare o mundo que eu quero descer!"

O ano é 2020 e a gente ainda precisa falar para o mundo que vidas pretas importam.

Faz 4 dias que eu não postava foto no Instagram e não sabia o que fazer a respeito de tudo o que vem acontecendo, mas o que importa é que não posso me calar. Preciso usar minha voz e os privilégios que tenho para me posicionar nessa luta pelos direitos humanos.

Tirei foto com o livro e o meu sorriso me incomodou. Não me pareceu coerente, tendo em vista tudo o que vem acontecendo. Acho que por isso que inconscientemente adiei o post com as dicas de livro por tanto tempo.

Até que ontem, antes de dormir, tive uma ideia: ao invés de usar a minha foto como capa do post, eu usaria uma foto de uma bookstagram negra. E aproveitaria a oportunidade para recomendar o trabalho de várias pessoas que eu sigo e admiro. Pessoas negras.

A forma que eu tenho de lutar é através dos livros. Através da Educação. Apresentando o assunto para os meus alunos, para o meu enteado e conversando abertamente sobre o racismo. Não basta só não ser racista. Temos que ser antirracistas. Condenar qualquer tipo de preconceito, nos informar cada vez mais. Consumir produtos e serviços produzidos por pessoas negras. Validar suas vozes. Valorizar seus esforços e trabalhos. Admirar suas belezas.

Por isso, hoje resolvi falar sobre 5 livros que podem nos ajudar a falar sobre isso com as crianças.

1- Sulwe - Lupita Nyong'O (Rocco Pequenos Leitores)

Foto: @oslivrosdadani

Sulwe tem a pele da cor da meia noite. Ela tem a pele mais escura que qualquer pessoa da sua família, ou da sua escola. Ela só queria ter a pele mais clara como sua mãe ou sua irmã, para ser feliz e ter amigos. Sulwe passa por uma jornada de autoestima, viajando na cauda de uma estrela e conhecendo as divindades Dia e Noite.

Lupita Nyong'O é queniana-mexicana, primeira das duas nacionalidades a ganhar um Oscar como atriz coadjuvante por sua participação no filme "12 anos de escravidão". Também atuou nos filmes "Guerra nas Estrelas" e "Pantera Negra". Seu livro "Sulwe" entrou para a lista do New York Times como best-seller.

Link para comprar o livro: https://amzn.to/3eEr7LC

2 - A cor de Coraline - Alexandre Rampazo (Rocco Pequenos Leitores)

Link para comprar o livro: https://amzn.to/2Xs8a9u

Coraline e seu amigo estão na escola colorindo um desenho, quando ele a pede o lápis "cor de pele". A menina começa a olhar para seu estojo de 12 cores e imaginar qual cor seu amigo pediu.

Cor a cor, ela imagina como seriam as pessoas com aquele tom de pele, onde morariam, se seriam raivosas ou tristes, o que gostariam de fazer. Até que chega no lápis de cor marrom, a cor da sua própria pele, e o entrega para o amigo.

Uma história linda demais e que nos leva à reflexão: lápis cor DE QUAL pele? Existe só UM lápis cor de pele?

3 - Lápis cor de pele - Daniela de Brito (Cortez Editora)

Link para comprar o livro: https://amzn.to/3eOcllP

Com o mesmo plot inicial de "A cor de Coraline", "Lápis cor de pele" começa sua reflexão quando Ana escuta um amigo da escola pedindo pelo lápis "cor de pele". Seus colegas de turma ficam chocados quando descobrem que ela (branquinha e de cabelos ruivos) era irmã gêmea de Miguel, que tem cabelos castanhos e pele negra.

4 - Flávia e o Bolo de Chocolate - Míriam Leitão (Rocco Pequenos Leitores)

Link para comprar o livro: https://amzn.to/2ZYMkvT

Flávia e o Bolo de chocolate conta a história de uma mulher que queria ser mãe e tudo o que precisava era uma filha. Ela então adota Flávia, que apesar de ter a cor da pele diferente da sua, era tudo o que ela sempre quis em uma menina.

Uma vizinha ralha dizendo que a pequena não era sua filha, porque elas eram muito diferentes. A fofoca chega nos ouvidos de Flávia e ela começa a ficar muito triste por causa da sua cor da pele. Diz que quer ser mais parecida com a mãe, bem branquinha.

Sua mãe, bem esperta, começa a proibir tudo o que é marrom dentro de casa. Quando Flávia descobre que isso incluiria abrir mão de bolo de chocolate, brigadeiro e até ir à praia, ela percebe que a gente deve ser feliz sendo quem a gente é. Sem tirar nem por.

5 - Amoras - Emicida (Companhia das Letrinhas)

Link para comprar o livro: https://amzn.to/3eDplui

Amoras fala sobre diversidade religiosa e cultural durante um passeio no pomar de um pai com sua menina. A alegria da criança ao ver que a cor da jabuticaba é igual à cor de sua pele é a conclusão que representatividade importa.

Emicida é rapper, cantor e compositor. Ganhador de múltiplos prêmios pelo seu trabalho, escreveu seu primeiro livro infantil "Amoras" inspirado na música homônima que compôs para sua filha mais velha, Estela.

Perfis legais para seguir no instagram:

www.instagram.com/livrosdodrii - Bookstagram

www.instagram.com/umbookaholic - Bookstagram e YouTuber

www.instagram.com/oslivrosdadani - Bookstagram

www.instagram.com/levelivros - Bookstagram e Escritora

www.instagram.com/falarosa - Influencer de Autoestima

www.instagram.com/taycabral - Artista Visual e Comunicadora Social

www.instagram.com/lima.dani - Maternidade, Corpo e Autoestima

www.instagram.com/majusilva - Influencer

www.instagram.com/savagefiction - Escritor

www.instagram.com/djamilaribeiro1 - Escritora

www.instagram.com/eta.nega - Empreendedora, estudante e poeta

Não compartilhe um quadrado preto no seu instagram. Compartilhe rostos, histórias, trabalhos. Valorize. Apoie. Compre. Contrate. Só assim a gente consegue fazer alguma diferença real na vida das pessoas. ;)

--

--

Tamires Romano
Tamires Romano

Written by Tamires Romano

- escritora - contadora de histórias - turista em todos os sentidos possíveis - adora listas - ela/dela

No responses yet